Por que minha empresa não decola nas redes sociais?

Por que minha empresa não decola nas redes sociais
“Redes sociais são o futuro”. Ouço essa frase cada vez mais de pequenos e médios empresários. Ela demonstra o claro erro de entendimento de mercado que boa parte dos mesmos empresários vem cometendo nos últimos anos. Redes sociais não são o futuro há anos. Elas são o hoje, a realidade, são mudanças da sociedade que já estão presentes no nosso convívio. Essa distorção na percepção afeta diretamente e negativamente os resultados que as empresas alcançam em redes sociais. Graças ao desconhecimento do funcionamento básico dessas ferramentas, vemos milhares de empresas entregues a práticas erradas, que trazem nenhum ou pouquíssimo resultado mensurável. Afinal, por que a maioria das empresas não decola nas redes sociais?

É importante fixarmos um ponto: O marketing digital mudou drasticamente a relação entre empresas e as ferramentas de comunicação e marketing. Se antes era mais “simples” anunciar seu negócio, hoje, principalmente nas redes sociais, o caminho é árduo para obter sucesso. Se antes valia a lei do “aparece mais quem paga mais”, hoje pagar mais nem de longe é a fórmula do sucesso. E é nesse ponto que muitos naufragam no mar das mídias sociais. Ainda com o pensamento ligado às mídias tradicionais, o pequeno e médio empresário acredita que “basta pagar o Facebook” para vender mais. Agindo assim, destrói as possibilidades reais de crescimento de sua empresa e acaba no fim questionando a utilidade das ferramentas.

Todos nós que utilizamos redes sociais somos “reféns” de algoritmos cada vez mais inteligentes, alimentados por informações que nós mesmos inserimos diariamente. Nossos gostos, preferências, nossas relações e nossos interesses são mapeados todo o tempo, praticamente sem limites. O mapa criado é transformado em dados mensuráveis que explicam como eu e você interagimos com determinadas marcas e tipos de assunto. E uma das principais chaves para o sucesso de uma empresa nas redes sociais passa, necessariamente, pela compreensão desses dados.

Entender os dados informados pelos principais algoritmos dá a base necessária para entendermos o comportamento online. Além disso, entender o comportamento humano de consumo também no offline é fundamental para definir e entender quem, de fato, é o cliente do seu negócio. Interesses e preferências devem ser analisados sob a ótica comportamental, não somente de princípios básicos de que “meu público é esse”. Na busca ativa por clientes engajados nas redes sociais, dar pitacos e testar estratégias furadas só atrasa e impede o crescimento de qualquer negócio.

A resposta para a pergunta do primeiro parágrafo é complexa, profunda e envolve diversos fatores. Porém, sem dúvida, a falta de informação sobre como redes sociais realmente funcionam, aliada a um mercado que oferta serviços de gerenciamento sem o mínimo de conhecimento básico sobre o tema, formam o terreno fértil para que poucas marcas consigam ter resultados relevantes nas redes sociais. O conhecimento do usuário comum não é suficiente para desenvolver campanhas eficientes e, enquanto nossos pequenos e médios empresários continuarem tratando as redes sociais como um brinquedo de “egomídia”, eles continuarão sem resultados. Afinal de contas, em marketing não existe nenhuma fórmula de bolo, muito menos uma fórmula que mágica que faça qualquer negócio decolar.

4 comments
  1. Some reply to John , Quasar is a beautiful multi purpose one page parallax responsive template. Features 9 Scheme Colors Parallax Responsive Layout Bootstrap 3.0+ Carousel Slider Testimonial Rotator CSS3 Animations Fixed Navigation Nice Scroll Working Contact Form with Captcha Enabled Google Fonts Font Awesome Icons Documentation & Free Support

Comentar

* Campos marcados são obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>